Redirect By Betto Adami

sábado, 17 de outubro de 2009

Cuide de você!


Sophie Calle, para quem não conhece, é uma artista francesa caracterizada por uma obra que mistura ficção e realidade, arte e vida!
Mas antes de tudo, é uma mulher sensível...e como tal, passou por uma situação bastante comum, algo demasiado humano: uma desilusão amorosa.

Ela namorava o escritor, também francês, Grégoire Bouillier que após alguns anos de namoro, achou conveniente terminar o relacionamento através de uma carta. Após descrever os seus motivos (a carta me pareceu um texto universal, pois é o mesmo discurso de todos os homens), Grégoire termina com um sinistro: Cuide de você!

Sem saber o que responder, querendo ganhar tempo e pretendendo seguir o conselho dele e cuidar de si mesma, Sophie distribuiu uma cópia dessa carta para 107 mulheres, com as mais variadas profissões, para que elas interpretassem o texto do ponto de vista profissional, entendessem a carta em seu lugar e respondessem por ela. A idéia era utilizar o vocabulário técnico, e não que as mulheres expressassem seus sentimentos por ela.

E assim, Sophie transformou a sua dor em arte!
O resultado foi a concepção de uma exposição maravilhosa com as mais expressivas formas de interpretar as palavras, frias e cortantes como lâmina de faca, de Grégoire.
O trabalho emociona, diverte, enfurece, questiona e nos faz pensar em como poderíamos responder àquela carta e nos tornarmos um aliado de Sophie.

Fiquei, particularmente, impressionada com algumas das respostas e por não fazer parte das exceções, obviamente já tive uma desilusão amorosa (superada e esquecida...yes!!!), absorvi cada uma daquelas palavras como se fossem para mim.

Passei horas olhando tudo aquilo... imersa naquela arte tão viva.
Sophie é maravilhosa!

Vale a pena conferir. A exposição fica até 22 de novembro, no MAM.

Um comentário:

  1. Liu

    Como sempre, texto maravilhoso, sensivel e leve. Quero ver a exposição.
    Hj me peguei com os olhos cheio de lagrimas ao ouvir uma música de um CD que meus pais trouxeram de um casamento q forma ontem.
    Não, não lembrei de ninguém. Tavez o choro seja esse: Não ter alguém pra lembrar, pra pensar com carinho, com amor.

    Como sabiamente disse Erasmo Carlos: Vc precisa de um homem pra chamar de seu.

    Acho que toda mulher precisa, não necessariamente quer... mas precisa.

    Eu preciso, e quero.
    Beijo amiga!

    ResponderExcluir