Redirect By Betto Adami

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Desabafo de um torcedor


Para início de conversa, preciso confessar: não gosto de futebol!
Só gosto da copa do mundo, pois a causa é nobre e tenho que torcer pelo meu país. Portanto, o que vou dizer aqui não é para ofender ou defender nenhum dos times locais, são considerações feitas a partir de um desabafo, muito interessante, do meu amigo Darino Sena.

Estávamos juntos no último fim de semana e lá para as tantas, depois de algumas boas cervejas, Dadá (como o chamamos carinhosamente) se mostrou um pouco cabisbaixo e eu, sempre querendo resolver o problema dos outros, fui oferecer ajuda.
Ele então confessou qual era o problema: estava cansado de torcer pelo seu time que só fazia perder nos últimos tempos!
Como sou educada, continuei ouvindo...mesmo sendo um assunto que não me interessa em absoluto!
Mas não me arrependi, pois dei várias e boas gargalhadas com o seu depoimento.

Segundo ele, estava difícil manter o respeito e o amor por um time que, ultimamente, só tem feito descer, já conhece todas as divisões mais baixas e teima em ficar por lá.
Para começar, a insatisfação dele tem início no novo estádio de Pituaçu, ou melhor..."Pituaço", afinal Pituaçu tem rima. (preciso ser fiel no meu relato)
Me confessou que em Pituaço tudo é muito limpo, arrumado e que tem cheiro de água sanitária. Os banheiros tem filas organizadas e ele nem pode xingar, pois agora as mães levam os seus filhos arrumadinhos de cabelos penteadinhos que ficam sentadinhos e comportadinhos.
Quando ele ameaça gritar um “Puta que Pariu”, fica sem jeito e com receio do olhar feio das mães e das crianças.
Outra coisa: ninguém mais sobe nas cadeiras! No último jogo ele “precisou” chamar o juiz de ladrão e teve que fazer malabarismos para chegar mais perto...o resultado disso foi um hematoma no joelho.
E as comidas na lanchonete? Tem até selo do inmetro!!!
Com tanta organização, ele disse que se sente no TCA.

Foi então que ele explodiu: que saudade da porra da Fonte Nova!!!!!!
Ali eu me sentia, verdadeiramente, em um estádio de futebol: a galera xingando e subindo nas cadeiras, sacos de mijo voando, coxinhas cobertas com as moscas que ficam presas nas estufas, o cheiro característico de xixi que me fazia acreditar que eu estava, realmente, no lugar certo e a liberdade de dizer quantos puta que pariu eu quisesse, além de mandar o juiz tomar no #@ e dizer que eu ia comer a mãe dele, sem nenhum olhar me recriminando.
E o pior de tudo é que o meu time não colabora e não me dá nenhuma alegria...estou pensando seriamente em abandonar essa miséria.

Depois de ouvir e rir muito de tudo isso, pois Dada é extremamente expressivo: fala com muitos gestos, dramatiza e consegue arrancar as melhores risadas que temos, cheguei a uma grande conclusão...

Foi apenas um momento depressivo regado a muitas cervejas e whisky.
Dadá nunca vai abandonar o seu time. Nunca vi tanta paixão em um torcedor!
Ele é pura emoção, adrenalina e explosão quando fala desse seu grande amor...fico encantada com a paixão dele. Briga com qualquer pessoa para defender o seu time, mesmo na segunda, terceira ou quarta (existe?) divisão.
E sabe por quê? Porque paixão a gente não escolhe e nem decide quando abandonar. Falamos, brigamos, reclamamos, sofremos, mas não conseguimos ser racionais o bastante para vencer o coração.
A paixão sempre fala mais ALTO, ainda que a divisão seja BAIXA!

2 comentários:

  1. hahahahahahahahahahaha....
    chorando de rir
    adoreeei
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá, portanto posso confirmar o depoimento do Darino.
    Eu, como bom torcedor que fui (ou sou), posso dizer que esse amor está adormecido dentro de mim, mas ainda existe. Pior que não conseguir abandonar o Bahia é não conseguir torcer para outro time. Eu sou baiano, porra! E se eu não torcer pelo Bahia, tenho que ficar esperando a seleção brasileira entrar em campo.
    Eu gosto de ver outros times jogarem, mas só consigo xingar, pular e principalmente vibrar, quando vejo meu Bahia ganhar.
    Bora Baêeeeeeea minha poooora!!!!

    Alex Carvalho

    ResponderExcluir