Redirect By Betto Adami

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Admirável mundo virtual!

Alguém lembra como era a vida antes da internet? Eu não!
Apesar disso, sempre me considerei alguém altamente controlada em relação aos apelos do mundo virtual, até que percebi que ninguém está imune à ele.

Há alguns dias, cheguei em casa à noite e fui acometida por uma Síndrome do Desastre Cumulativo: o livro que eu lia estava em um capítulo meio chato, na TV nada que me fizesse parar para assistir, nenhum dvd novo e nenhum trabalho pendente para pôr em dia...até aí, nada desesperador.
Eis que passo para a minha última e atraente opção: a internet. Para minha surpresa, eu estava sem conexão...liguei para o síndico, liguei para o administrador da velox, liguei para amigos, liguei para minha mãe (só para desabafar!) e só me faltou ligar para os bombeiros. Não conseguia acreditar que eu não poderia acessar o meu msn, o twitter, o bloguinho, os sites que gosto...enfim, cheguei a ter um ataque de nervos até que uma leve brisa de bom senso começou a soprar e eu me situei.

Me senti ridícula (eu sei que você já tinha pensado nisso), me senti maleável como massa de modelar “nas mãos” da internet. Para resumir, terminei a noite sem me conectar e aproveitando o retorno da minha calma para ouvir alguns cds que há muito eu não escutava.

No outro dia, tudo voltou ao normal e lá estava eu, novamente, inserida no mundo virtual. Mas a noite de abstinência me fez repensar na real importância das redes sociais...pelo menos das três mais utilizadas.

Ficar com todas? Cancelar alguma? Fiz uma rápida avaliação:

MSN: falar com amigos, paquerar, trocar informações profissionais e uma maneira de manter contato com pessoas que você não encontra todos os dias ou até mesmo aquelas que estão bem distantes.
Mas essa ferramenta, quando não utilizada de maneira correta, pode se tornar um bichinho da improdutividade e acabar consumindo demais o seu tempo.
Também fico um pouco impaciente com aqueles que enchem as conversas com emoticons para substituir quase todas as palavras. As vezes tenho que parar para acompanhar o dialeto, pois são 20 figurinhas e apenas umas 4 palavrinhas.
Mas em uma avaliação geral, gosto muito e acho importante.

TWITTER: quando apareceu eu não entendia muito bem e confesso que ainda não dominei completamente, mas entrei e gostei...gostei muito!
O importante no twitter é você seguir pessoas bacanas que possam passar informações relevantes. E a parte chata é ter que ficar lendo os tweets das suas amigas sem noção que quer contar até a roupa que vai vestir na próxima balada...mas é amiga e você não pode dar um “unfollow” nela.
É claro que as vezes dá vontade mesmo de twittar assuntos pessoais, mas é preciso ter uma certa prudência.
Aprovado também! Aprecie e use com moderação.

ORKUT: deixei por último, pois para mim é menos importante mesmo!
No começo foi uma febre, mas agora ficou cansativo ficar vendo as fotos do batizado do filho do vizinho da prima da sua amiga, ler aquele perfil com um poema de 150 linhas que a pessoa acha que a descreve bem, receber aqueles scraps com cartões animados que tomam a página de recado inteira e que são sempre tão piegas, receber convites para adicionar as criaturas mais estranhas do planeta e além disso, não poder mais bisbilhotar a vida alheia pois agora tudo tem um cadeado impedindo o seu acesso. (Que horror! Custa colaborar com a curiosidade das pessoas?).
Mas a parte boa é entrar na página de quem você gosta e poder olhar o sorriso e deixar um recadinho carinhoso.
Ah! Gosto também da possibilidade de poder “roubar” fotos nos álbuns dos amigos. Nunca tinha feito isso e outro dia cometi o meu primeiro crime...mas confessei o meu delito e acho que fui perdoada!
Apesar das coisas chatas, nada contra o orkut, desde que seja zelada a boa reputação virtual.

Nem vou entrar na seara das pesquisas, sites interessantes e tantos outros recursos, oportunidades e possibilidades.
Somos reféns e temos que conviver com esta verdade. Podemos até passar algum tempo longe da sedução virtual, mas ficar sem ela... jamais!

3 comentários:

  1. Finalmente escreveu alguma coisa sobre esse assunto que eu sempre peço, né?
    Acho q tudo poderia acabar, menos o MSN. É minha ferramenta de trabalho e diversão, não dá p viver sem. Principalmente pq é onde converso com vc, minha lôra lindaaa!
    E pode crer q esse vício virtual só tende a crescer. Somos vítimas? Será?
    BEIJOS VIRTUAIS (pena!)
    Léo

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga! Me vi nessa situação sua.
    E o meu caso foi pior...uma vez, tava de paquerinha com um cara e a net deu pau aki em casa. Quase quebro tudo!!!!...rs
    Já falei que adoro o seu blog??? Pois falo de novo: Adorooo :)))
    Bjkas
    Nana

    ResponderExcluir
  3. Perdoada nada!!!

    tudo tem um preço!
    hehehehe, bjo.

    ResponderExcluir