Redirect By Betto Adami

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Camarotes: uma odisséia no espaço...VIP

Algum dia, alguém inventou o camarote e desde então, as festas nunca mais foram as mesmas. Claro que há muitos séculos nos teatros onde eram exibidas as grandes óperas, já existiam esses espaços, mas depois de um tempo o que era algo raro, transformou-se em banal.

Atualmente, uma estratificação agressiva, separa as ditas classes sociais e nenhuma festa é produzida sem os disputados espaços VIPs. Se você está acostumado a freqüentar as pistas, nunca sentirá falta deles, mas uma vez conhecendo-os, nunca mais conseguirá voltar aos lugares destinados à ingressos mais baratos e sem privilégio.

Tomando como exemplo o Festival de Verão de Salvador, do qual tenho alguma propriedade para falar, parto para analisar o comportamento dos participantes das áreas comuns e não tão comuns, desse evento de música que é um dos maiores do Brasil, senão o maior!

No Festival você também tem as divisões: pista, camarote 1, camarote VIP e espaços “mega-VIP” que ficam situados na tribuna de honra.
Para as pistas e os dois camarotes patrocinados, é possível comprar ingressos, mas para os espaços mais sofisticados onde são open bar, open comida, open banheiros, open tudo...só sendo CONVIDADO e é a partir daí que começa o problema!

Se em determinado momento, você foi convidado para estar em um desses espaços, o camarote que você poderia comprar ingresso, já não tem nenhuma graça...passa a ser comparado com a pista. E então, você fará de tudo para conseguir estar, novamente, no lugar mais sofisticado e privilegiado da festa.

A portaria desse espaço VIP parece uma sucursal do inferno, onde os piores tipos de mentirosos estão presentes.
Eles querem entrar de qualquer jeito! Inventam histórias, nomes, golpes...tudo que for possível, para ver se “cola”.
O interessante, é que alguns dos que são, realmente, convidados nem comparecem ao evento. Mas os penetras...ah! Os penetras...estes, sempre estarão lá munidos das suas melhores imposturas.
Para alguns você tem vontade de gritar que não é um idiota e em outros casos, você precisa segurar a gargalhada que ameaça escapar.

Dizer “não” é tarefa complicada nessas situações, pois eles nunca aceitam e argumentam exaustivamente ou então, ameaçam processar você por estar impedindo a entrada do suposto sobrinho do prefeito (e mesmo que fosse sobrinho...alôouu..o camarote é privado e não da prefeitura).

Há também aqueles bem informados que conhecem os nomes de pessoas influentes (não tão vistas em jornais e revistas) e que tentam se passar por elas: a portaria avisa no rádio que o Sr. Ney Bandeira, muito conhecido no mercado publicitário da Bahia, está na porta mas não tem o nome na lista...como assim? Com certeza a entrada dele será autorizada...mas para nossa surpresa, quem está lá não é aquele senhor magrinho e grisalho que conhecemos...nos deparamos com um jovem alto e com músculos de dar inveja em Rodrigo Santoro. Que pena! O saradão foi convidado a se retirar.

Mas, infelizmente, os problemas não ficam somente nas costas dos penetras. Existem também aqueles convidados inconvenientes que você sente vontade de colocar uma vassoura atrás da porta, para que eles não tardem a ir embora.
Exemplo clássico: um convidado é barrado saindo do camarote com dois copos de bebida nas mãos (não basta estar no camarote bebendo de graça, é preciso abastecer os amigos lá fora). O segurança diz que é proibido e a criatura pergunta: “onde tem uma placa informando isso?”.
Ok! A organização deve colocar no check list do próximo evento, a produção de placas informando: “não distribuir para fora, as bebidas do camarote”, “não levar as almofadas para casa”, “não colocar os salgados na bolsa”, “não fumar maconha nos banheiros”, “não transar nas dependências”...o que mais? Nossa! Acho que não vai haver parede suficiente para pendurar tanta placa!

Ah! Faltou uma placa importante: “para quem conhece as regras da boa educação, favor desconsiderar os avisos”.

Sinceramente, acho que está mais do que na hora de avaliarmos estes que são classificadas como VERY IMPORTANT PERSON.
Será mesmo???

Feliz será o dia em que seja possível dividir os espaços pelo nível de educação...
E que todos se esforcem para estar no lugar mais privilegiado!

5 comentários:

  1. Adorei o post! Adorei mesmo! Parabéns! Bem realista e ácida sua visão, me identifiquei muito...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Amigaaa..
    Nós bem sabemos como é essa odisséia... Um dia ainda vou juntar num post as pérolas ao longo desses anos de trabalho.
    Adorei...

    E Parabéns pelo trabalho, pela dedicação e pelo brilho que vc deu ao FV 2010.
    Parabéeeeeeeeeeeeeeeens !!!
    Love u

    ResponderExcluir
  3. Ahahahahahahaha
    Adoro esse seu humor inteligente, Lôra!
    Visão sempre acertada sobre tudo.
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso..aquele camarote na verdade é a "sucursal do paraíso"...rs
    Vc estava, simplesmente LINDA em todos os dias.
    BEIJOS
    Léo

    ResponderExcluir
  4. Pensei muito no que dizer, afinal, gosto de conforto, mas, não faço de "tudo" para te-lo. E vi, e vejo, diariamente por causa do trabalho, a loucura das pessoas por algumas horas perto das pessoas que elas julgam "importantes". Já passei esse post para uma amiga que coordena um dos camarotes mais requisitados da cidade, após ler ela disse: essa galera é louca! e eu digo: essa galera é boba!!
    Texto ótimoooo!!!

    Luana Nunes
    Assessora de Comunicação da Rede Bahia (o que nao faço por vc??)

    bjss

    ResponderExcluir
  5. ih! não podia levar almofadas pra casa não, é? hehehe. ótimo post! "quando eu morrer, eu não quero ir pro céu... quero ir pro camarote..."

    ResponderExcluir