Redirect By Betto Adami

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A sedução do consumo


Não sou especialista em falar de moda ou finanças, mas me sinto suficientemente preparada para falar das tentações de consumo de certas mulheres.
Convivo com algumas delas que me divertem e ao mesmo tempo me assustam. Não que eu queira fugir do rótulo de consumista, mas espero não chegar nesse estágio.

Revistas que ensinam como poupar dinheiro, matérias no Jornal Nacional e no Fantástico orientando como lidar melhor com os juros, um Globo Repórter in-tei-ro dando consultoria de como não enfiar o pé na jaca...

Aviso aos navegantes: nada disso adianta...

As mulheres sabem exatamente o que estão fazendo na hora em que estão comprando.

Desculpas infindáveis de que foi um momento de excesso, um momento depressivo, um momento de esquecimento ou um momento de necessidade, devem ser totalmente ignoradas quando o cartão de crédito chegar com o limite estourado.

Elas sabem as consequências geradas quando compram, compram e compram de novo. As justificativas são apenas maneiras de não se sentirem tão culpadas.

Chega a coleção de inverno e elas detonam no shopping, afinal a moda vem com outras cores e os casacos do ano passado estão com cheiro de mofo (alguém pensou em deixar na lavanderia?).

As botas jamais poderiam ser as mesmas...imagina! Super amassadas e o tom do couro subiu um número. Além disso, o que são R$900 dividos no cartão até o inverno do ano que vem? Insignificância total!

O inverno passou e chega o período mais esperado do ano, aquele momento em que elas sentem um arrepio na espinha só de imaginar...quase não conseguem dormir de tanta ansiedade e eis que, finalmente, chega o dia: LIQUIDAÇÃO DOS SHOPPINGS!!!

É insano! Compram até o que não precisam, pois pelo preço vale a pena!
São três dias indo, religiosamente, ao shopping para ter certeza que não sobrou mais nada para comprar. Ufa! Que cansaço!

Para os namorados, maridos e afins a desculpa universal: “comprei pois estava nua...sem roupa nenhuma!”

Acabou a liquidação!
De forma mágica, os shoppings no dia seguinte estão com a esperada coleção primavera-verão.
Vitrines hipnotizantes: novas cores, modelos e tendências!
Elas olham tudo e pensam: “como o meu armário está desatualizado...estou totalmente fora do novo cenário fashion”.

E então, começam tudo de novo. Se um cartão já não tem limite, passam para o outro e assim vai...
Quando se dão por conta, o caos já foi instalado! E as dívidas imperam!

Exageros à parte, é assim que funciona o universo financeiro desse núcleo feminino.
Claro que sempre se pode melhorar e ser uma consumidora mais controlada, mas o desejo e o brilho nos olhos vão continuar.

Toda essa abordagem, não é uma apologia ao consumismo desenfreado, mas uma forma de descrever um pouco sobre os mistérios que cercam esse ser tão curioso chamado mulher!

2 comentários:

  1. Liu
    Eu sempre fui uma consumidora louca. E pior... sou cara. Pq não gosto de coisa barata, com cara de barata... Se fui pobre não me lembro...hahaha...

    Mas, sério, algo mudou em mim, desde março desse ano. Não sei o que e como. Mas antes de tudo foi uma mudança interna que se reflete na minha nova maneira de comprar e de me vestir. estou me vestindo diferente. E estou comprando diferente.
    Acho mesmo, q a mania de comprar sem medida é carência pura. carência de atenção, carência de sexo, carência de amor, e eco de carência afetiva da infancia. Cada dia vejo que é mais ou menos por aí.
    Mas uma comprinha de VEZ EM QUANDO faz bem até à saude. hehe
    Love u
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adoro os nossos passeios e momentos de riqueza...rsrs
    bjs e saudades!
    Gabi

    ResponderExcluir