Redirect By Betto Adami

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Devolve ou não devolve?


Hoje no trabalho, uma amiga veio até a minha mesa perguntando se eu tinha uma caixa vazia para ceder.
Eu não tinha, mas perguntei qual era a necessidade para tentar ajudar de outra forma...

ELA: é para socar (sic) dentro todos os presentes que aquele sacana (sic) me deu.
EU: Oi???

Então ela me explicou o que estava acontecendo.
Pelo que entendi, estavam terminando o namoro, pois ele tinha pisado na bola por motivo de força mulher (vulgo, traição) e ela devolverá tudo o que ele lhe deu, durante os doze meses de relacionamento.
Falei que achava um absurdo essa atitude e que presente não se devolve.
Eu nunca devolvi! E nem pretendo fazer isso...

Mas depois que ela saiu, fiquei me perguntando se existe alguma regra de etiqueta informando se devemos devolver ou reter os mimos.
Talvez eu esteja sendo mal educada e tenha me passado nos últimos términos não devolvendo os presentes, mas continuo achando que dado não é roubado!

Haveria exceção para um anel de compromisso, aliança ou uma jóia que pertenceu a família dele... de resto, não devolvo nadinha.
Assim como também não faço a menor questão que me devolvam o que dei.
O que eu faria com isso? Olhar, lembrar dele e chorar o morto?
De jeito nenhum! Quanto menos lembranças, melhor.

Abro parênteses apenas para registrar o comportamento de um ex namorado, que depois de uns meses que rompemos sempre aparecia com uma lembrancinha quando voltava de viagem.
Nunca entendi qual era a intenção dele... prêmio de consolação? Ou será que ele achava que esses presentinhos poderiam garantir um flashback, vez ou outra?

Nesse caso, acho conveniente não aceitar!

Em se tratando do que foi dado e recebido no período de namoro, entendo que pertence à cada um e não precisa ninguém citar ou cobrar devoluções...sejamos gentis!
Me classifiquem de mal educada, caso oportuno, mas esta é a minha avaliação.

Confesso que até agora estou pensando quais são os presentes que a minha amiga vai devolver.
Tomara que ele tenha dado apenas cd, dvd, livros... já imaginou se ele tiver dado roupas e lingeries?
É... com um ano de namoro, os tecidos devem estar bem surrados, não?
E pior... o que ele fará com essas peças?
Ah! Mas isso não é problema nosso.

Terminar já é tão desgastante e na maioria das vezes sofrido, que considero uma afronta ainda ter que ficar procurando presentes para devolver.

Tenha santa paciência!

14 comentários:

  1. ahahahahahahaha
    Concordo, Liz!
    Tem nada q devolver presente, acho até deselegante.
    Oxee!!!
    Bjs,
    Pri

    ResponderExcluir
  2. No caso do meu último namoro, ia ficar bem feio p cara dele se eu fosse devolver.
    Namoramos 2 anos e acho q ganhei, no máximo 2 presentes!
    Enquanto que eu dei váaaaarios p ele!
    Fuleiro!!!..kkkkkkkkkk
    Beijos,
    Carolzinha

    ResponderExcluir
  3. Tava sentindo falta desses textos mais "espirituosos".. risos
    Sou contra as devoluções, acho feio.
    Bjos
    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Acho que no momento do termino é natural que as pessoas queiram devolver presentes, rasgar fotos, fazer de tudo para apagar qualquer vestígio de lembrança dos momentos vividos juntos, mas nunca devemos nos esquecer do amigo tempo, ... ele é capaz de verdadeiros milagres. Assim, como sugestão, nada de devoluções, rasgação de fotos, baixarias, ... coloca tudo numa caixa e enfia num armário, ... quando você menos esperar vai estar rindo de tudo aquilo e dizendo para si mesmo como foi bom que tudo aquilo aconteceu naquele tempo e agora não passa de lembranças, ... Tenho algumas caixas no meu armário que às vezes dou uma olhada, cartinhas, declarações, rosas,... lembranças, apenas lembranças, ...

    ResponderExcluir
  6. O ato de querer devolver de um jeito agressivo, é uma maneira de tentar atacar o outro e gerar mais atrito.
    Nada disso é necessário.
    Qdo passa a mágoa, tristeza ou raiva, vc percebe que até valeu a pena guardar algumas recordações.
    Bjs,
    André

    ResponderExcluir
  7. Tem que devolver nada! O presente foi dado e pronto! Acho que se ela não quiser, pode tocar fogo, jogar no mar, doar para uma instituição de caridade, etc. Mas acho devolver fora de contexto, tipo birra de criança! Beijocas, Cerejinha!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não devolvo, no máximo, eu dou pra outra pessoa, porque não quero mais usar. No caso de joia da família, eu devolvo. No caso de joia que foi comprada em joalheria normal, eu mando derreter e faço outra coisa, etc. Me poupe... Larissa

    ResponderExcluir
  9. Ai gente... que drama dessa pessoa. Não quer mais se lembrar do dito cujo, coloca tudo numa caixa e manda para doação. Devolver é ofensivo e só vai torná-la tema de uma conversa na mesa do bar com os amigos dele dando risada do comportamento dela.

    ResponderExcluir
  10. Dindinha arrasou no comentário. Era exatamente isso que eu ía escrever. A devolução é ofensiva, e no fundo, ela quer é q o cara fique ofendido, senão dava pra doação ou dependendo da quinquilharia joga logo no lixo. Mas tem gente q se alimenta de drama.
    Afff... não tenho talento pra isso.
    E se me devolver o que eu dei, digo logo: Volta pro mar, oferenda!!!! rs

    ResponderExcluir
  11. Estou rindo da Carolzinha com o fuleiro... kkk
    Tive uma prima que terminou o namoro por circunstâncias trágicas (traição + gravidez de consolação), ela não somente fez a caixa de devolução como jogou os que havia esquecido de por nela pela janela... explicação mais óbvia: surto de raiva psicótica! Cada presente tem uma jurinha de amor, marca um momento como lembrança e ninguém sabe realmente o que essa dor de perder alguém em quem se confia, que se dedicou tempo e amor... depende muito de como acontece o término. Afronta ou tentativa falha de apagar da memória, mesmo com a intervenção do tempo, o fato é que presente é presente, eu não devolvo neem... se nada apaga o que já tá na história que fiquem as coisas boas até pq o tempo que ela vai gastar tendo contato e relembrando tudo que ganhou vai aproximar da dor! kkk

    ResponderExcluir
  12. Separar por motivo de força mulher é bem complicado hein... ainda bem q nunca terminei relacionamento por conta dessa força ( pelo menos não soube, aliás corno é o último a saber, kkkk). Em relação aos mimos, concordo com vc, flor! Exceto jóia de família, não faz sentido eu devolver, presente não se devolve! PeloamordeDeus, pára o mundo que eu quero descer. Tenho amigas que devolvem tudo... santa paciência!

    Bjinho! Adoro seu espaçooo

    ResponderExcluir
  13. Menina, você me inspirou a escrever sobre um "caso" de cobrança de devolução de presentes. Você acredita nisso? Fica para o meu próximo texto... escrevi agora sobre primeiro encontro desastroso kkkkk
    Beijos, gatona!
    Você, como sempre, muito boa de textos!

    ResponderExcluir
  14. kkkkk, nada mesmo de devolver... eu nunca tive "finais" com cara de "nunca mais olhe na minha cara ou te mato", kkkk, na verdade nem me passa pela minha cabeça de algum dia devolver alguma coisa( até o momento, rsrs), acho que no momento esses mimos foram especiais, embora hj não mais o sejam, a lembrança um dia me fará rir, ao lembrar o que passou, não sou de guardar mágoa, or incrível que pareça... kkkk

    adoro seus textos...

    bjs da mais nova fã :*
    willi

    ResponderExcluir