Redirect By Betto Adami

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Velha Infância

Hoje conversava com duas primas (balzaquianas, como eu) sobre o comportamento da turminha nova da família. Eles estão chegando com os seus 16 e 21 anos, trazendo as suas histórias, comportamentos e semelhanças com situações que já vivemos.
Eram tão pequenos e hoje eles participam de algumas das nossas conversas com igual nivelamento. As vezes não dá para acreditar como as diferenças de idade ficam tão irrelevantes.

Mas acho que nós, a primeira geração de primos, temos algo diferente, além dos anos a mais. Temos a alegria de termos vivido e aproveitado a infância e adolescência, de uma forma que eles não aproveitaram.

Eles são a geração internet...

O Correio Brasiliense, publicou este mês, um estudo sobre o número de jovens chineses viciados na internet. A China tem a maior quantidade de internautas do mundo e esses jovens, na faixa etária entre 18-23 anos, somam 15,6% da fatia.
No estudo eles destacam os sintomas: uso desmedido da rede prejudicando a vida social, escolar ou profissional, sinais de irritação ou depressão quando não é possível acessar a internet, uma preferência pelo virtual sobre o mundo real.

Aqui no Brasil, não é diferente! Os nossos adolescentes estão cada vez mais inseridos nesse vício.
Não acho que seja uma característica apenas desse nicho, nós os ditos adultos, também somos dependentes da internet, inclusive já me entreguei aqui em um dos posts, mas há uma sutil diferença: por termos vivido uma adolescência onde tínhamos valores maiores e limites, sabemos até onde ir e não nos deixamos dominar.

Mas a turminha é fiel ao vício...
Você começa a conversar com eles e o assunto, certamente, caminhará para algum último vídeo visto no youtube, informação no twitter ou nas abóboras e vaquinhas da Colheita Feliz.
Não conte com eles para ter companhia...enquanto você quer conversar, eles preferem as conexões virtuais.
Conhecem todos os clipes, jogos e sites mais acessados do momento.
Legal! Adoro me atualizar com eles...mas e quanto ao resto?
E a vida lá fora? E as situações e sentimentos reais que nos rodeiam e solicitam o tempo inteiro?

Tenho uma certa intolerância com os alienados, confesso!
Acho irritante esses jovens que perdem um dia de sol, uma boa conversa “presencial” com os amigos, em troca de horas intermináveis em frente ao computador.
E as crianças? Pensam que elas estão imunes? Doce ilusão!
É assustador o número de pequenos que já possuem celular, orkut, msn e sem falar na febre do DS que toma, totalmente, as atenções desses guris.
A tendência é piorar ou, alguns diriam, melhorar, depende do ponto de vista.

Talvez eu esteja mesmo sendo antiquada, retrô ou sei lá o que... mas em minha defesa, digo o quanto foi boa a minha infância e adolescência, mesmo sem saber o que era Colheita Feliz, The Sims, Playstation...

Cada vez mais, me convenço de que vivi uma época feliz.
As experiências, os amigos, as brincadeiras, os namorinhos e a vivência total e plena em um mundo real, nenhum mundo virtual poderá copiar.


UPDATE: nada contra a Word Wide Web e o que ela nos proporciona, apenas restrições à maneira de alguns utilizá-la.

3 comentários:

  1. Ai!!! Disse tudo!!!
    Paciência e tolerância zero p essa galerinha internetica..rs
    Lá em casa tem um q nem presta atenção no que a gente fala, só vidrado no PC.
    Como diz minha mãe: "tudo demais é sobra". rs
    E eu tb não troco a minha adolescência por nenhuma outra :)))
    Beijo, Lica!
    Mone

    ResponderExcluir
  2. Na minha época o mais próximo que eu cheguei de um computador foi brincando no Genius. heheheheheh
    Mas e qto ao Atari? Soube que vc era viciada no "Enduro" hehehehehehehe
    Te adoro loura linda :)
    BEIJOS
    Léo

    ResponderExcluir
  3. É verdade, temos boas histórias da nossa infância, coisa que essa galerinha atual não tem. Temos histórias para contar aos nossos netinhos...rsrsrsrs

    "As experiências, os amigos, as brincadeiras, os namorinhos e a vivência total e plena em um mundo real, nenhum mundo virtual poderá copiar." ISSO DIZ TUDO....

    Bjs Migaaaaaaaa

    Ivynha

    ResponderExcluir