Redirect By Betto Adami

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do rei

Talvez por achar tão triste ele perder a mãe no dia do próprio aniversário, hoje senti vontade de falar sobre Roberto Carlos aqui.

Cresci ouvindo as suas músicas... a minha mãe sempre foi fã!
Eu gostava de olhar o sorriso apaixonado que ela mantinha nos lábios, enquanto cantarolava alguma das inúmeras canções do rei.

Quando me tornei adolescente, comecei a me conhecer melhor, entender do que realmente gostava e não mais sofrer a influência dos meus pais.
Mas Roberto Carlos, nunca saiu das minhas preferências... e se gostar dele é ser brega, assumo esse estigma sem o menor problema ou preconceito.

No ano passado tive o privilégio de ir à um show dele... cantei todas as músicas e chorei em várias delas. Era a materialização da minha infância, adolescência e de alguns amores, em forma de terno azul e cabelos grisalhos.

Eu sou uma romântica incurável... e não desejo ser curada!
Só sendo romântico para entender o quanto as letras do rei são sensíveis.
Sem nenhuma pretensão Shakespeariana, Roberto fala de amor da forma mais simples e mais tocante que já ouvi.

Há os que o acusem de piegas, mas para mim ele é perfeito.
E apesar de gostar das suas músicas mais antigas, percebo o quanto elas são atuais ainda hoje...

A música que vou postar aqui, é a minha preferida dentre todas as do rei.
E sei que muita gente também gosta, por isso não é nenhuma exclusividade minha ou de qualquer outra pessoa que possa escolhê-la.

Antes que alguém pergunte se ela me traz recordações de algum amor do passado, afirmo que NÃO.
Gosto dela pela perfeição com que descreve a sensação de não estar com alguém que se ama ... de saber que esse amor foi embora e que talvez você nunca o tenha de volta.

Curiosamente, a letra não é do rei... mas foi na sua doce voz que eu conheci, ouço até hoje e sempre me emociono.

Se algum dia aparecer alguém assim na sua vida...
Não ouça essa música depois que ele for embora.
Vai doer!


Você foi!
O maior dos meus casos
De todos os abraços
O que eu nunca esqueci
Você foi!
Dos amores que eu tive
O mais complicado
E o mais simples prá mim...

Você foi!

O melhor dos meus erros
A mais estranha história
Que alguém já escreveu
E é por essas e outras
Que a minha saudade
Faz lembrar
De tudo outra vez...

Você foi!

A mentira sincera
Brincadeira mais séria
Que me aconteceu
Você foi!
O caso mais antigo
E o amor mais amigo
Que me apareceu...

...

Você foi!

Toda a felicidade
Você foi a maldade
Que só me fez bem
Você foi!
O melhor dos meus planos
E o maior dos enganos
Que eu pude fazer...
Das lembranças

Que eu trago na vida
Você é a saudade
Que eu gosto de ter
Só assim!
Sinto você bem perto de mim
Outra vez....

(trechos da música Outra Vez)

6 comentários:

  1. Aeeee
    Compartilho dessa paixão, amiga!
    O rei está acima de rótulos.
    Ele canta o amor!!!!!!!!!
    Adorei
    Bjs
    Carolzinha

    ResponderExcluir
  2. Tb sou brega, com mto prazer!
    O rei é mega bom.
    Bjo
    Marcinho

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro as curvas da estrada de santos,
    onde eu tento esquecer um amor que eu tive e vi pelo espelho na distância se perder.
    Mas se o amor que eu perdi eu novamente encontrar, as curvas se acabam e na estrada de santos eu não vou mais passar...

    Bj.
    Gui

    ResponderExcluir
  4. Não vale falar do REI. Eu o amo!
    O melhor cantor, compositor e por quem, de fato, eu largaria tudo e seguiria com ele.
    Não existem sensações sexuais, isso eu deixo para Victor (da dupla), com o Rei é amor puro e verdadeiro. Tão qual você, conheci através dos papis. Todos os anos, religiosamente, arrumamos a casa, preparamos um jantar e assistimos o Especial de Final de Ano, com exceção do ano em que Maria Rita morreu. Pode ser piegas, brega ou sem sentido. Mas o amor é o que além de tudo isso?
    Conheço 90% do repertório, choro. Lembro sim de situações e pessoas, sei que alguma música foi composta para mim e se pudesse fazê-lo cantar, num lugarzinho especial, escolheria duas:

    “Olha você tem todas as coisas
    Que um dia eu sonhei para mim....
    ... Olha você vive tão distante
    Muito além do que eu posso ter
    E eu que sempre fui tão inconstante
    Te juro, meu amor, agora é prá valer...”

    e

    “...Eu te proponho
    Te dar meu corpo
    Depois do amor
    O meu conforto
    E além de tudo
    Depois de tudo
    Te dar a minha paz...”

    ResponderExcluir
  5. Não tem como não gostar do Rei ou das suas músicas, tudo é tão sublime que faz com que o amor esteja presente sempre em nossas vidas...
    Ivynha

    ResponderExcluir
  6. Minha história de amor mais intensa e dolorida, vivida lá nos 20 anos, foi regada ao som de Roberto Carlos: "No seu corpo é que eu encontro, depois do amor o descanso e essa paz infinita. No seu corpo minha mãos, se deslizam e se firmam numa curva mais bonita..."

    Doeu sim, mas passou. E outros amores vieram e RC tb marcou presença...
    Faz parte de ser uma romântica incurável e q não está querendo ser curada né ?
    bjkss

    ResponderExcluir