Redirect By Betto Adami

sábado, 7 de novembro de 2009

Tá se achando!

A construção da auto estima começa na infância.
Nesta fase tem início o planejamento tático para criação da imagem que você vai manter e “vender” ao longo da vida.
Acreditar em si mesmo, se amar, se admirar e se aceitar, exatamente, como se é... tarefa difícil?
Pode acreditar que, no mínimo, trabalhosa.

Estamos acostumados a ter um comportamento derrotista no que diz respeito aos próprios valores e qualidades.
Li em uma revista, daquelas com conteúdos de pouco (ou nenhum) valor agregado, que o ator Rodrigo Lombardi - atual sex symbol e assunto entre as mulheres - tinha medo de levar um fora quando se aproximava de alguma garota que o interessava. Qualquer pessoa que estivesse lendo a matéria e olhasse para a foto que a ilustrava, fatalmente, daria uma gargalhada e o chamaria de louco.

No entanto, a atriz Luana Piovani já confessou em várias entrevistas que se acha bonita sim e que está muito satisfeita com a sua imagem. Todos os comentários tecidos à essa sua declaração foram depreciativos. Alguns a taxaram de metida, outros disseram que ela “se acha” e que ela foi, extremamente, antipática ao se pronunciar de forma tão convencida.

Ou seja, se a pessoa se coloca pra baixo, ela é humilde e boazinha, mas se consegue mostrar que se valoriza e “se acha” (porque não?), ela é de imediato classificada como arrogante.

É preciso chegar naquele ponto em que Ícaro deveria ter voado: nem muito alto, nem muito baixo.

Se houver um desequilíbrio na auto imagem, isso levará ao excesso ou à falta de confiança em si mesmo e ambos são prejudiciais ao desenvolvimento e construção de uma pessoa segura e feliz.
O excesso de confiança em si mesmo mostra uma pessoa com a mesma ou maior fragilidade do que aquela que se diz tímida e insegura.
Se a causa for investigada, descobriremos algum hiato lá atrás, na infância, onde tudo começou.

O estágio ideal é aquele onde confiança, coragem e ousadia, caminham juntas e não se atropelam.

Esse assunto é complexo e levaria à muitas considerações, inclusive acredito que não tenho propriedade para discutir e dar conselhos sobre “como administrar a sua auto estima”, só quero mostrar o quanto somos cruéis em alguns dos nossos julgamentos.
Constantemente, utilizamos expressões como: ele se acha, ela ta se achando, você se acha...e imprimimos sempre uma carga negativa nelas.

Estamos em um século onde quebrar paradigmas se transformou em competição. Todos os dias somos desafiados a tentar quebrar mais um. E lá se vão as convicções que tínhamos como tão certas.

Talvez esse seja um paradigma novo a ser quebrado. Vamos valorizar os que se acham!
Mesmo que nem sempre a gente concorde com eles...temos, no mínimo, que respeitar a atitude do exibido...ops, do bem resolvido!

5 comentários:

  1. adorei a foto
    adorei o texto
    e pode "se achar" pq tb adoro vc
    heheheh
    bjo bem bom
    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Liu,

    Só vou dizer uma coisa: Eu não me acho... eu tenho CERTEZA !!!! hahahahaha
    Adorei.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. A gente leva um tempo pra realmente chegar no equilíbrio. A propósito, já faz tempo que não leio essas revistas de pouco conteúdo mas que são divertidíssimas com um super-manual-de-sexo-lacrado todo mês pra entretenimento do "casal" kkkkkkkk
    Beijocas e saudades

    ResponderExcluir
  4. Liz,
    achei maravilhoso teu blog,mto lindo o visual o conteúdo super interessante.queria te perguntar uma coisa..achei a imagem da musica do skank nna busca de fundo pro twitter é tua exclusividade ou vc colocou para share?se for possivel eu usar tbm me avisa ta? é criaçao sua dai n quero usar sem sua permissão..bju

    ResponderExcluir
  5. Liz,
    Adorei tua visitinha.. brigada..
    gosto muito tbm do que tu escreves..
    tem muito sentimneto...
    da uma olhadinha no meu outro blog..
    carolcunha.worpress.com..se chama Super mulheres..comecei ele agora quero usua opinião..bju

    ResponderExcluir