Redirect By Betto Adami

domingo, 30 de maio de 2010

Ex namorado: modo de tratar

Você conheceu, se apaixonou, namorou, dividiu momentos, chegou ao fim...terminou!
Mas não dá para passar uma borracha e apagar o personagem que fez uma ponta na sua história. Por mais bem resolvidas que as coisas já estejam para você, essa pessoa estará lá na sua biografia autorizada, atendendo pela alcunha de: EX.

Alguns finais são trágicos e os dois concordam em nunca mais se falarem ou terem qualquer tipo de aproximação. Passarão o resto das suas vidas mantendo uma tampa em cima da raiva e evitando qualquer contato que possa expôr essa mistura explosiva.
São raras essas situações, mas arrisco dizer que isso cheira a sentimentos que não foram acabados.

Na maioria dos casos, a elegância dá o tom e você consegue ter um convívio amigável com o falecido, digo... ex namorado.
Tomaremos como base para esta análise, a verdade de que o ex não representa mais nada, além de uma pessoa que passou pela sua vida.
Nem todos os finais são tranqüilos, mas mesmo aqueles que foram turbulentos e que houve algum tipo de mágoa, em algum momento você irá se recuperar e tratar o ex da maneira que ele merece.

Sim, afinal nem todos serão tratados da mesma forma... vai depender de uma escala onde será julgado o caráter do rapaz: se foi honesto, se teve cuidado com os seus sentimentos, se pisou na bola, se humilhou você ou se foi um gradessíssimo FDP.
Antes que alguém se manifeste dizendo que estamos reclamando dos homens, peço que se acalme! Estou apenas relatando as formas de se tratar um ex namorado e não dizendo que os homens são obrigados a ficarem amarrados à uma mulher que não amam mais, para sempre... mas honestidade e delicadeza no final do relacionamento, é tudo o que há de mais moderno! Para os dois lados!

E muito por conta de como o namoro acabou, você pode oscilar entre comportamentos distintos..

O preferido: pelo título você já sacou que esse é aquele ex que está em alta conta. Terminaram por força do destino... o amor acabou, a distância separou ou a relação se transformou em apenas amizade. Mesmo que um dos lados tenha terminado ainda amando, as coisas foram bem conduzidas e conseguiram estabelecer um contato cordial que inclui presentes de natal e aniversário. Alguns se transformam até em confidentes. É aquele ex que você pode contar sempre que precisar... e vice-versa.

O comum: são todos aqueles que não disseram muito a que veio... não fizeram nada demais para marcar a história de forma positiva ou negativa.
Você convive com ele e por vezes até esquece que já foram namorados. A relação é amigável, mas sem maiores aproximações.

O grande amor: aquele que foi o mais forte e mais marcante. Esse é fogo!
Sempre vai queimar... você sabe que não há a menor possibilidade de voltarem, na verdade você nem tem essa intenção, mas quando se encontram os sininhos tocam. Quando ele te cumprimenta você faz um esforço tão absurdo para sorrir sem tremer que quase lesa alguns músculos do rosto. Contatos maiores devem ser evitados!

O ficha suja: é aquele que você terminou ainda gostando do cara... aceitou que era o fim, analisou friamente e viu que terminar era o melhor a fazer, segurou a barra e não se humilhou pedindo retorno... mas não contente, o mocinho mesmo sabendo dos seus sentimentos apronta uma canalhice sem tamanho no final e acaba sujando o curriculum.
Depois que tudo passa, você consegue cumprimentar, conversar de forma lacônica e até esboçar um sorriso, mas a mácula demora para sair... as vezes nem sai.

Apesar de concordar com os tratamentos diferenciados, até certo ponto, sou contra guardar rancor e alimentar pensamentos ruins.
Os relacionamentos nos ensinam e amadurecem.
Ao terminarmos, no calor das emoções afloradas, é comum pensarmos apenas no que nos fez sofrer, mas é pertinente lembrar das coisas boas, de tudo o que foi vivenciado e compartilhado com aquela pessoa que até ontem, era muito importante para você.

Se acabou, algum motivo maior houve... não adianta desespero ou revolta!
Sou da teoria de que merecemos o melhor, portanto se algo nos escapa, coisas bem melhores estão por vir.


"A vida tem sons que pra gente ouvir
Precisa aprender a começar de novo.
É como tocar o mesmo violão
E nele compor uma nova canção..."

16 comentários:

  1. Liz,
    Tô encantada com a sua elegância!!!!
    Por mim, detonaria todos!!! Exportaria para outro planeta! Afff..não tenho boas experiências..rsrs
    Bjos
    Vika

    ResponderExcluir
  2. E como tratar aquele q ainda não foi um namorado, mas quer muito ser????
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Liz acho que todo mundo ja teve pelo menos um desses relacionamentos
    Ain' Eu ja tive os quatro citados *--*
    Adorei seu post (;

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Beea!
    Vc descreveu, perfeitamente, os diversos tipos.
    Ultimamente, tô nesse do Ficha Suja (adorei ahahaha).. mas num tô conseguindo cumprimentar ainda não.. tô naquela fase "quero matar", sabe? É triste :(
    Tava com saudade de te ler..sempre me descontrai e faz tão bem..rs
    Bjokas
    Nana

    ResponderExcluir
  5. No meu caso, elas sempre me dão um sorriso trêmulo, então significa q fui o grande amor de todas??? hehehehehehehehehehe
    Adorei o post! (pra variar!)
    Bjos,
    Andre

    ResponderExcluir
  6. É como eu já escrevi no blog: "Quando essa “inversão” (sentimento + atração por sentimento + amizade) acontece, tenho absoluta certeza que são as amizades mais verdadeiras que podemos ter. É alguém que te amou, quis (e quer) seu bem, conhece sua família, seus amigos, seus sonhos, pontos fracos, desejos profissionais e também de vida. Esse alguém pode muito bem ser seu companheiro, só que não mais para uma relação amorosa.

    Sou tão amiga do Ex que eu e toda minha familia Buscapé estaremos presentes no casamento do moço, com mesa reservada e 10 senhas.

    bjs, Lorão

    ResponderExcluir
  7. Amiga LIz (agora sou eu: Quinta), acho que vc falou muito bem sobre esse assunto, até porque o índice de aumento de "ex" na vida de todos está maior que o da bovespa no fim dessa tarde. Acho no entanto, que posso contribuir com uma reflexão: Apenas uma mulher vai ser especial para um homem e vice versa, no decorrer da vida. Acreditemos nisso e dessa forma vamos encarar os relacionamentos que terminaram como o restaurante japonês: A gente se acostuma com aquela comida, até crê que gosta e que tem seus momentos, saboreia em alguns casos, mas quando nos deparamos com uma comida caseira, aquela que realmente faz vc sentir desejo, vcoê percebe que o restaurante Japonês é moda. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. meninaaaaaaa... ouvi (e cantei em voz alta) essa música ontem !! hahah adoro !!
    Em geral, sempre trato bem os ex. Na sua maioria, acabam meio q amigos.
    Mas sempre tem, um dalit da vida que não merece nem oi, não por nada...mas pq merece perecer na ignorância afetiva, visto que aprendizado é sempre um privilégio, como eu costumo dizer.
    Afinal, não sou ex, sou pós-namorada... hahaha
    bjks

    ResponderExcluir
  9. Amiga, acho que já tive uma lista bem parecida... kkkk Tô rindo até agora contabilizando. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Tem uma músicaboa tbm de Marina..."Deixa estar, vai passar. Com sorte, tudo vai ser breve....

    ResponderExcluir
  11. Nunca tive vontade de manter nenhuma amizade com nenhum ex. Se não serviu pra namorado, amigo é que não vai ser.... Primeiro, porque a maioria deles sempre quer um flash back sem compromisso, aí dificulta o esquecimento e a fila a andar... Ex's merecem uma boa raquetada lá para o fundo da quadra! Ass. Tenista

    ResponderExcluir
  12. Boa descrição, mas acho q preciso de mais conselhos sobre, às vezes acho q preciso até de terapia (rsrs). Meu último namorado nem sei classificar, ele foi (e é ainda) um ficha suja e pior até hoje me faz sentir mal, ele manifesta ciúmes, acha q tenho q me preocupar com ele, contar tudo pra ele e ser uma boa samaritana, pois caso contrário serei o pior ser da espécie. Enfim, ele me manipula fazendo-me sentir mal quando eu não ajo de acordo com o que ele acha correto e, não sei porque, ainda me importo... Help-me [:(]
    PS: não sinto absolutamente mais nada por ele, mas não sei o q fazer

    ResponderExcluir
  13. Minha querida anônima!!!
    Vc precisa entender duas coisas:
    A primeira é que vc é PODEROSA, uma verdadeira Diva!! Vc foi tão especial e importante na vida desse "ficha suja", q ele não admite te perder, ainda q vcs não tenham mais nada. Ele é um coitado! Perdeu uma mulher fantástica e agora sofre as consequências.
    E a segunda coisa que vc precisa entender e fazer é dar um grito de LIBERDADE!
    Qual a importancia q a opinião dele tem na sua vida? Qual a obrigação q vc tem de dar satisfações para alguém q já está fora da sua vida? Dê um basta nisso!
    Deixe ele pensar o que quiser de vc, isso não é problema seu.
    O que ele quer mesmo é te controlar e não deixar vc ser feliz.
    Acorde desse pesadelo e comece a viver!!!!!!!
    Beijos e boa sorte, querida!
    Adorei a sua visita e o comentário :)

    ResponderExcluir
  14. Oi Liz, adorei seu texto, eu hj estou um pouco confusa e ao ler sentir vontade de desabafar. Namorei por 2 anos um homem maravilhoso p/mim, erámos muito felizes e nunca brigamos, ele morava comigo e tudo.Mas um dia ele foi trabalhar e resolveu não voltar mais, nem suas roupas veio buscar. Por diversas vezes me telefonou, ora dizendo que não queria mais, ora dizendo que estava confuso, ora como se nada tivesse acontecido. Só sei que sofri muito, pois até hj eu o amo, apesar de oportunidades surgirem p/ novos relacionamentos, nunca mais consegui namorar ninguem, não vejo graça em ninguem...Eu nunca mais vi meu ex desde fevereiro de 2010. No dia 01/11/10 eu estava andando na rua e ele parou o carro,buzinou até chamar minha atenção. Na hora fiquei tão assustada que apenas sorri, o cumprimentei como se fosse um amigo, falei p/ele ir na minha casa,e ele disse que ia, então me despedi e só, nada mais eu consegui falar. Então ele se foi, eu estava com uma amiga que não acreditou no que viu e disse que era p/eu ter entrado no carro, exigido explicações,chorado, beijado, pedir explicações onde ele andou e tals...Mas realmente eu nunca imaginei que um dia ia vê-lo de novo,fique como se tivesse visto um fantasma! Hj eu fico pensando,como sou burra, porque não fiz isso ou aquilo, porque perdi a chance,mas como? Eu estava em choque! Por trata-lo de forma amigavel sera que ele vai pensar o que? Que eu não o amo mais? Pior é que perdi uma grande chance!Não sei se um dia vou conseguir reve-lo. Acho que o jeito é esquece-lo de vez...

    ResponderExcluir
  15. Querida,
    Que bom vc ter se sentido a vontade p desabafar!
    Fiquei mto sensibilizada com a sua história.
    Vc tem um coração lindo q mesmo tão maltratado, continua amando.
    Vou escrever um post com a sua história e com a minha visão sobre esse amor.
    Talvez o texto e os comentários das pessoas te ajudem a encontrar uma resposta. Prometo q será publicado ate o final dessa semana, ta?
    Não se preocupe, pois não vou tratar a sua história de forma pejorativa.
    Terei mto respeito!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  16. Oi Liz que bom que gostou da minha história, pra falar a verdade se for contar detalhes, daria um livro, todas as pessoas que nos conheceram e sabem do que aconteceu ficam chocadas,até porque eramos um casal perfeito,ele só me fez feliz no período em que ficamos juntos e eu claro, sempre retribui,cheguei a agradecer a Deus por outros relacionamentos não terem dado certo, pois ele parecia ser um presente de Deus pra mim, e ele dizia o mesmo. De setembro p/cá eu e minha família passamos por um momento muito difícil com meu pai internado em estado grave, ele chegou a ficar 10 meses internado(hj meu pai esta bem,em casa porém vive acamado, esta se recuperando aos poucos).Foi um período cansativo, sei que neste periodo me afastei um pouquinho pois tinha que me dividir entre família,trabalho e hospital, era desgastante demais pra todos nós, eu acho que alguns homens não seguram tanto a barra como nós nessas horas,até porque era "meu pai" e não o dele. Eu sei que houve traição,nunca vi, mas minha intuição é muito forte, talvez por carência, talvez porque o amor estava indo embora mesmo,sei lá, só sei que também errei em algum momento,abri uma brecha de alguma forma. Só que o mais estranho é que ele nunca demonstrou insatisfação, ou reclamou da situação, ao ir trabalhar(embarcado) se despediu de mim como se estivesse tudo bem,me beijou, fez carinho nos meus cabelos,perguntou se eu o amava, como sempre fez...Então eu só desconfiei quando ele mandou um amigo me entregar um presente(nootebook) então pensei: Ora, porque mandar um amigo entregar, se ele vai voltar pra casa? Voltar? Não!Já estava tudo pensado, ele não ia voltar, eu cheguei a ter esperança pois ele tinha que voltar antes do carnaval p/viajarmos como combinado,mas ele nem o tel atendia. E quando atendia ora dizia que voltava, ora dizia que não dava mais, até minha mãe chegou a conversar com ele por tel e chorar pois ele era como um filho p/ela, ele chorou também e desligou...E essa loucura toda se estendeu por longos meses, como falei ora ligava dizendo que não voltava, ora dizendo que ia voltar, todo confuso. Até alguns pretendentes que tive e hj são meus amigos, acharam que ele é louco,covarde, pois se não queria,era só conversar!. Na verdade ouço de tudo,os terapeutas dizem que não é amor e sim ilusão,obsessão,que devo me distrair e tomar esses remédios paleativos anti deprê,já os amigos cristão dizem que se Deus tirou é porque tem coisa melhor p/mim, os amigos de outras entidades religiosas dizem que é feitiçaria de alguma mulher,a tal amarração(Vai saber!), amigos ateus dizem que homem é tudo igual eu vou esquece-lo, amigos espiritas dizem que é karma, que eu tô pagando por algo que fiz em outra vida,ou coisa parecida e por ai vai...Eu só sei que nunca fui de me apegar tanto a alguém, sempre tirei de letra meus relacionamentos, já dei fora, já levei fora,tudo passou na boa, mas dessa vez, foi diferente, quando ele me viu da ultima vez, me chamou pelo apelido carinhoso que me deu, eu fiquei tão surpresa! Mas foi só isso. Sabe,eu recebo vários convites p/sair, jantar, ir ao cinema,enfim...Aliás nunca vi tantos homens querendo dar uma "Volta" comigo, as vezes acho que pareço até um test-drive...Rs Mas por diversas vezes, cheguei a marcar de sair e no dia recusei, sei lá o que me dá,talvez medo de sofrer de novo. Eu sinceramente preferia esquecer o passado, seguir adiante,mas eu sempre volto p/mesmo lugar... O meu coração machucado ainda clama por esse amor!

    ResponderExcluir